Curte nascer do sol? Venha conhecer o Morro do Farol


O morro do farol é uma das 3 torres que dão nome a cidade. É a porção mais ao norte. O morro fica localizado entre a Prainha e a Praia da Cal. Possui cerca de 45m de altura e sua formação geológica é basáltica. A cerca de 200 milhões de anos atrás, através do derramamento de lavas vulcânicas que deram origem as falésias torrenses. Ao mesmo tempo foi neste episódio que se formou a serra do mar.

A história dos Faróis

Esta torre recebe tal nome devido ao primeiro farol construído no local, inaugurado em 1912. Mais especificamente no dia 25 de janeiro. Até então, ela era conhecida como Torre Norte pelos moradores locais. Ao todo, foram construídos 4 faróis no morro. A história dos faróis começou, portanto, em 1912 com o primeiro farol que permaneceu em funcionamento por 16 anos. O segundo por 24 anos. No entanto, o terceiro, instalado em 19 de maio de 1952, persistiu por 41 anos (1952-1993), até ser substituído em 3 de setembro de 1993 pelo atual. De 1912 a 2020, se passaram 108 anos de história de faróis em Torres.

Dos três morros, o do farol é o único que tem acesso por veículos automotores. No morro do farol, ou simplesmente farol, como é chamado carinhosamente pelos torrenses, o visual é simplesmente incrível!! É possível observar toda a cidade e serra na porção oeste, e claro, toda a orla torrense; Itapeva, Guarita, Cal, Prainha, Praia Grande e Molhes. Além disso, é o melhor mirante para a Ilha dos Lobos e um ótimo ponto de observação das baleias que visitam nosso litoral no inverno. A espécie que costuma vir para cá é a Eubalaena australis, mais conhecida por Baleia Franca. As fêmeas, junto de seus filhotes, vêm para os mares do sul brasileiras em busca de águas com temperaturas mais amenas para passar o período de amamentação. Outras espécies podem aparecer no nosso litoral, contudo não são tão comuns.

Revitalização do Morro

Em 2019 começou uma revitalização do morro pela prefeitura municipal. Foram instaladas 5 espreguiçadeiras e 3 mirantes voltados para o lado leste para o desfrute dos turistas e moradores da cidade. Além disso, foi colocado pavimentação de blocos de concreto sextavados no lugar das pedras irregulares. Portanto, o morro que já era lindo, ganhou uma cara nova, um gesto de carinho e amor exemplar para este ponto turístico tão importante da nossa cidade.

Voos de paraglider/paramotor

O farol, além de ponto de contemplação, é o local onde ocorrem as decolagens e pousos dos voos de paraglider e paramotor. Além disso, na alta temporada, feriados e finais de semana artesões locais expõem suas artes, também é possível encontrar algum carrinho de pipoca, churros, algodão doce entre outras guloseimas por lá.

Arredores do morro

Além disso tudo na parte de cima do morro, não podemos nos esquecer de mencionar a Santinha do pé do morro, no caminho entre a Prainha e Praia da Cal. Afinal, a imagem da Nossa Senhora dos Navegantes é local de fé de muitas pessoas da cidade. Ainda mais que junto dela é possível encontrar uma fonte de água doce oriunda das entranhas do morro, e muitas placas de agradecimento pelas graças e milagres alcançados pela santa. Do outro lado do morro, se encontra a Igreja Matriz São Domingos e logo adiante a Lagoa do Violão, ambos pontos turísticos daqui de Torres.


reservar pousada em torres
RESERVAR AGORA

Siga-nos no Instagram